Biblioteconomia de Babel

29.7.05

Rex Libris - O Bibliotecário

Rex Libris, o Bibliotecário

Rex Libris é um bibliotecário que não tem descanso. Viaja no tempo e no espaço, nos recôndidos mais distantes e hostis da galáxia a procura de livros não devolvidos e taxas de inscrições não pagas e fazendo seu trabalho encontra as criaturas mais terríveis do universo. Mas ninguém, ninguém retira um livro de sua biblioteca e não devolve!!

Trata-se da nova Graphic novel de James Turner, autor de Nil, publicada pela Slave Labor Graphics. A julgar por Nil, seu trabalho parece excelente.

A visão de Turner sobre bibliotecários:

It's one of the biggest cover-ups in human history, bigger than the Templar plot, more significant than the Bilderberger conspiracy, and of greater scope than the Freemason plan. Fortunately, the purpose of the librarians’ plot is benevolent: this is the only thing that is saving me from terrible reprisal, for this material is undeniably explosive, and may very well change forever your view of the world and how it works.

Vamos ver no que vai dar. E não esqueça de devolver seus livros, ok?

8.7.05

Wikis por todos os lados!!!

Somente essa semana surgiram três novos wikis relacionados com biblioteconomia e ciência da informação. Dois deles norteamericanos e um brasileiro. Acho que é o primeiro wiki de biblioteconomia e CI brasileiro. Abaixo segue uma lista de alguns wikis da área que estão sendo comentados nos biblioblogs por aí:

  • ALA Chicago 2005 - Wiki criado por Meredith Farkas, bibliotecária norte-americana, para a conferência anual da American Library Association, que aconteceu em Chicago, de 23 a 29 de junho de 2005.
  • LISWiki - Na web desde 30 de junho, este wiki no início provocou alguns questionamentos nos blogs de biblioteconomia. Apareceu do nada, foi noticiado na LISNews, não tinha qualquer indicação de responsabilidade de autoria nem propostas e objetivos claros, apenas a orientação para "se divertir à vontade". Acredito que fosse esta mesmo a idéia, analisar como se desenvolveria um wiki começando do zero e como a comunidade reagiria.
  • Library Success: A Best Practices Wiki - Mais um Wiki criado por Meredith Farkas. É dedicado à documentar as novas idéias dos bibliotecários. Em breve se tornará uma grande base de dados sobre técnicas e serviços que podem ser aplicados em bibliotecas.
  • Projeto BiCi - Wiki criado por estudantes brasileiros de biblioteconomia, para divulgação da profissão e discussão dos assuntos correlatos.

Alguns desses projetos já apresentaram resultados muito bons, apesar do curto espaço de tempo em que estão na web. Meredith Farkas escreveu um post em seu blog falando de sua experiência com os wikis.

E essas são apenas algumas possibilidades de uso desse conceito...

3.7.05

Austrália preserva Blog de bibliotecário em arquivo de publicações online

O projeto Pandora, da Biblioteca Nacional da Australia, está arquivando o blog Explodedlibrary, desenvolvido por bibliotecários australianos, junto com outras publicações online, como periódicos científicos.

O explodedlibrary é um dos melhores blogs sobre biblioteconomia disponíveis na rede e essa notícia representa um passo adiante na consolidação do formato dos blogs como fonte de informação, demonstra o bom uso que vem sendo feito dessa ferramenta pela comunidade bibliotecária, além de servir para tapar a boca dos que imaginam os blogs como fontes não confiáveis de informação.

2.7.05

Novos números para História em Quadrinhos

A OCLC está discutindo a possibilidade de criar subdivisões na CDD para o 741.5 para a classificação de histórias em quadrinhos. O problema todo é com as graphic novels, que já são classificadas no 741.5, mas geram alguma discussão.

A proposta é tratar cartoons, caricaturas, quadrinhos seriados e graphic novels da mesma maneira, tornar clara a subordinação para evitar confusões e desenvolver o número base subdividindo-o em categorias. Uma das formas de arranjo proposta é organizar as HQs pelo país do(s) autor(es), o que aproximaria as hqs do tratamento que é dado para a Literatura na classe 800, sem permitir, contudo, que se afaste das artes (700). Outra proposta que também se aproxima da literatura é a possibilidade de usar a tabela 3C para adição de gêneros e temas.

Mais informações aqui.

Se quiser participar da discussão você deve acessar e comentar o novíssimo 025.431: Dewey Weblog (025.431 é o número da CDD para... a própria CDD!).

Aproveitando que o papo é quadrinhos, se puder visite o Comic books for young adults. É um guia para bibliotecários sobre o universo da arte seqüencial.

Os blogs e os Bibliotecários

Faz um bom tempo que eu quero escrever alguma coisa sobre o uso de blogs por bibliotecários, mas não encontro uma brecha nessa conturbada vida de estudante auto-sustentável. Mas um cara encontrou esse tempinho e produziu um artigo excelente, abordando as várias possibilidades de uso dessa tecnologia. O nome dele é Moreno Barros, graduando de biblioteconomia pela UFF e um dos colaboradores do excelente Bibliotecários Sem Fronteiras. O artigo pode ser lido aqui e aqui está o resumo:

Os blogs estão transformando-se nos instrumentos mais rápidos de difusão de informações e idéias existentes hoje na Web. Esse trabalho tem a intenção de explicar o que são blogs e como eles têm influenciado a vida e o trabalho de bibliotecários. Discute-se também o uso de blogs em bibliotecas e especificamente o potencial do serviço de referência digital através dos blogs.

Pegando o gancho, essa base onde está indexado o artigo, o Repositório Acadêmico de Biblioteconomia e Ciência da Informação, merece atenção especial, está no começo e já vem demonstrando uma qualidade surpreendente. E além disso publica sob creative commons.