Biblioteconomia de Babel

2.7.05

Os blogs e os Bibliotecários

Faz um bom tempo que eu quero escrever alguma coisa sobre o uso de blogs por bibliotecários, mas não encontro uma brecha nessa conturbada vida de estudante auto-sustentável. Mas um cara encontrou esse tempinho e produziu um artigo excelente, abordando as várias possibilidades de uso dessa tecnologia. O nome dele é Moreno Barros, graduando de biblioteconomia pela UFF e um dos colaboradores do excelente Bibliotecários Sem Fronteiras. O artigo pode ser lido aqui e aqui está o resumo:

Os blogs estão transformando-se nos instrumentos mais rápidos de difusão de informações e idéias existentes hoje na Web. Esse trabalho tem a intenção de explicar o que são blogs e como eles têm influenciado a vida e o trabalho de bibliotecários. Discute-se também o uso de blogs em bibliotecas e especificamente o potencial do serviço de referência digital através dos blogs.

Pegando o gancho, essa base onde está indexado o artigo, o Repositório Acadêmico de Biblioteconomia e Ciência da Informação, merece atenção especial, está no começo e já vem demonstrando uma qualidade surpreendente. E além disso publica sob creative commons.

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home