Novos números para História em Quadrinhos
A OCLC está discutindo a possibilidade de criar subdivisões na CDD para o 741.5 para a classificação de histórias em quadrinhos. O problema todo é com as graphic novels, que já são classificadas no 741.5, mas geram alguma discussão.
A proposta é tratar cartoons, caricaturas, quadrinhos seriados e graphic novels da mesma maneira, tornar clara a subordinação para evitar confusões e desenvolver o número base subdividindo-o em categorias. Uma das formas de arranjo proposta é organizar as HQs pelo país do(s) autor(es), o que aproximaria as hqs do tratamento que é dado para a Literatura na classe 800, sem permitir, contudo, que se afaste das artes (700). Outra proposta que também se aproxima da literatura é a possibilidade de usar a tabela 3C para adição de gêneros e temas.
Mais informações aqui.
Se quiser participar da discussão você deve acessar e comentar o novíssimo 025.431: Dewey Weblog (025.431 é o número da CDD para... a própria CDD!).
Aproveitando que o papo é quadrinhos, se puder visite o Comic books for young adults. É um guia para bibliotecários sobre o universo da arte seqüencial.
A proposta é tratar cartoons, caricaturas, quadrinhos seriados e graphic novels da mesma maneira, tornar clara a subordinação para evitar confusões e desenvolver o número base subdividindo-o em categorias. Uma das formas de arranjo proposta é organizar as HQs pelo país do(s) autor(es), o que aproximaria as hqs do tratamento que é dado para a Literatura na classe 800, sem permitir, contudo, que se afaste das artes (700). Outra proposta que também se aproxima da literatura é a possibilidade de usar a tabela 3C para adição de gêneros e temas.
Mais informações aqui.
Se quiser participar da discussão você deve acessar e comentar o novíssimo 025.431: Dewey Weblog (025.431 é o número da CDD para... a própria CDD!).
Aproveitando que o papo é quadrinhos, se puder visite o Comic books for young adults. É um guia para bibliotecários sobre o universo da arte seqüencial.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home