Biblioteconomia de Babel

8.7.05

Wikis por todos os lados!!!

Somente essa semana surgiram três novos wikis relacionados com biblioteconomia e ciência da informação. Dois deles norteamericanos e um brasileiro. Acho que é o primeiro wiki de biblioteconomia e CI brasileiro. Abaixo segue uma lista de alguns wikis da área que estão sendo comentados nos biblioblogs por aí:

  • ALA Chicago 2005 - Wiki criado por Meredith Farkas, bibliotecária norte-americana, para a conferência anual da American Library Association, que aconteceu em Chicago, de 23 a 29 de junho de 2005.
  • LISWiki - Na web desde 30 de junho, este wiki no início provocou alguns questionamentos nos blogs de biblioteconomia. Apareceu do nada, foi noticiado na LISNews, não tinha qualquer indicação de responsabilidade de autoria nem propostas e objetivos claros, apenas a orientação para "se divertir à vontade". Acredito que fosse esta mesmo a idéia, analisar como se desenvolveria um wiki começando do zero e como a comunidade reagiria.
  • Library Success: A Best Practices Wiki - Mais um Wiki criado por Meredith Farkas. É dedicado à documentar as novas idéias dos bibliotecários. Em breve se tornará uma grande base de dados sobre técnicas e serviços que podem ser aplicados em bibliotecas.
  • Projeto BiCi - Wiki criado por estudantes brasileiros de biblioteconomia, para divulgação da profissão e discussão dos assuntos correlatos.

Alguns desses projetos já apresentaram resultados muito bons, apesar do curto espaço de tempo em que estão na web. Meredith Farkas escreveu um post em seu blog falando de sua experiência com os wikis.

E essas são apenas algumas possibilidades de uso desse conceito...